quinta-feira, 21 de março de 2019

TEMELO-EI: MP AFIRMA QUE TEMER RECEBE PROPINA DE ANGRA 3 HÁ MAIS DE 20 ANOS



O Ministério Público Federal (MPF) afirmou que durante as investigações em relação aos desvios em recursos da Eletronuclear e das obras de Angra 3, foi identificada uma planilha que registra pagamentos de propina ao ex-presidente Michel Temer. 

De acordo com a procuradora Fabiola Schneider, os repasses ilegais ocorreram durante 20 anos.

Fabiola destacou que Temer e o coronel João Baptista Lima atuam juntos em esquemas de corrupção desde que se conheceram, há 40 anos. As diligências apontaram que nos momentos em que Temer estava no poder, a Engeplan, empresa de Lima, obteve sucesso em concorrências para prestar serviços em diversas áreas do serviço público. "É possível ver um crescimento exponencial da Engeplan em contratos públicos nos períodos em que Michel Temer ocupou cargos públicos", disse a procuradora.

Além disso, um relatório do Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) apontou uma tentativa de depósito de R$ 20 milhões na conta da Engeplan. Esse fato ainda está sendo investigado e as autoridades apontam que o esquema ainda está em andamento. 

Além de Temer, Moreira Franco, é o mais "novo cacique" do MDB a cair na Lava Jato, o ex-ministro Wellington Moreira Franco (MDB-RJ) não é calouro em escândalos políticos.

Até esta quarta (21), quando foi preso pela força-tarefa da operação, Moreira Franco era o único governador eleito e ainda vivo do Rio sem passagem pela prisão.

Antes dele, todos tombaram a certa altura: Luiz Fernando Pezão, Sérgio Cabral (ainda detidos) e o casal Anthony e Rosinha Garotinho (por ações sem relação com a Lava Jato, mas com a Justiça eleitoral)."


Aguarde mais informações