sexta-feira, 18 de janeiro de 2019

CUIDADO COM ESCORPIÕES: A SECRETARIA DE SAÚDE ATRAVÉS DO SETOR DE EPIDEMIOLOGIA/CENTRO DE ZOONOSES ALERTA PARA CUIDADO COM OS ARACNÍDEOS PEÇONHENTOS





Como funciona o serviço no município: Inicio dos trabalhos no município de Varginha, em março de 2012.

Equipe: Composta por 4 pessoas

Onde posso me informar: As solicitações por parte da população de Varginha podem ser feitas via demanda espontânea, pelo telefone 3690 2276, pessoalmente, por e-mail e outros.

Como é realizado o atendimento: O atendimento é realizado de segunda à sexta, das 7h às 11h e das 13h às 17h, priorizando os locais de alto risco. Ex: residências com idosos, crianças, pessoas acamadas e outras doenças debilitantes.

Nota: Os principais disseminadores de escorpiões, geralmente são cemitérios e imóveis insalubres como: terrenos com entulhos e mato alto, residências com acúmulo de inservíveis, madeiras, sobras de construção e redes de esgoto expostas (inclusive vias públicas).

Espécie encontrada no município: Tityus serrulatos (Considerado o mais venenoso da América do Sul, é o escorpião causador de acidentes graves, principalmente no Estado de Minas Gerais.).

Hábitos do escorpião: Período mais propício ao aparecimento e acidentes com escorpiões é de Outubro a Março, por ser um período muito quente e chuvoso, desalojando os escorpiões de seus abrigos naturais.

ORIENTAÇÕES GERAIS

Þ     O controle químico, ou aplicação de veneno, não é indicado, já que não é eficaz para eliminá-los, podendo surtir efeito contrário, desalojando os animais de seus abrigos, podendo causar acidentes e dispersão dos escorpiões para áreas saudáveis e intoxicações respiratórias, por uso indevido.
Þ      A dedetização da casa é importante para eliminar baratas e aranhas, alimentos dos escorpiões. Instituto Butantã

Þ     Segundo o Ministério da Saúde a erradicação da espécie não é possível e nem viável por ser um grande predador natural de baratas e pequenos insetos.

Þ     Procurar o serviço quando aparecer escorpião na residência.