terça-feira, 8 de janeiro de 2019

SAÚDE: TERMÔMETROS E MEDIDORES DE PRESSÃO COM MERCÚRIO ESTÃO PROIBIDOS PELA ANVISA

Termômetro e medidor de pressão com mercúrio não podem mais ser vendidos

A medida, aprovada originalmente em 2017, entrou em vigor este ano. Saiba o que fazer se você ainda conta com esses equipamentos em casa


O mercúrio pode causar problemas ambientais e de saúde (Foto: Germano Luders/SAÚDE é Vital)


Desde o 1º de janeiro de 2019, está proibida em todo o país a fabricação, a importação e a comercialização de termômetros e de esfigmomanômetros(aparelhos para verificar a pressão arterial) que utilizam mercúrio para diagnosticar febre ou hipertensão, respectivamente. 
A medida foi publicada originalmente no Diário Oficial da União em março de 2017, mas, naquela ocasião, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deu até o início deste ano para os fabricantes e os serviços de saúde se adaptarem à norma.
Por meio de nota, o Ministério da Saúde informou que a determinação cumpre o compromisso assumido pelo Brasil na Convenção de Minamata, que debateu os riscos do uso do mercúrio para a saúde e para o meio ambiente. A convenção, assinada pelo Brasil e por mais 140 países em 2013, tem como objetivo eliminar o uso de mercúrio em diferentes produtos.
A resolução brasileira, entretanto, não veta o uso doméstico de termômetros de mercúrio para quem que já possui o equipamento. “A população poderá continuar usando-os, mas com o devido cuidado no armazenamento e na manipulação para que não ocorra a quebra do vidro”, alertou o ministério. Se o produto estiver em boas condições e íntegro, não há problema à saúde.
            PROCEDIMENTOS EM CASO DE DERRAME DE MERCÚRIO
  

 Quebrou o Termômetro de Mercúrio...

Um acidente pode acontecer com o termômetro de mercúrio, como um fato bem próximo, onde o bebê mordeu o termômetro, quebrou o vidro fino que reveste o aparelho, escorrendo o mercúrio para desespero total da família.
Especialistas afirmam que o mercúrio encontrado no termômetro não chega a ser um problema grave, mas alguns cuidados são necessários para proteger sua família. Veja abaixo o que fazer quando o termômetro quebrar, veja cuidados para evitar acidentes e que a contaminação por mercúrio aconteça. São recomendações importantes da Anvisa.
Não deixe o termômetro de mercúrio ao alcance de crianças nem por pouco tempo, coloque-o num lugar alto com o máximo de segurança possível.

              Recomendações da Anvisa

– Não permita que crianças brinquem com as bolinhas de mercúrio.
– Utilize luva e máscara e recolha com cuidado os restos de vidro em toalha de papel e coloque em recipiente resistente à ruptura, para evitar ferimento e feche hermeticamente.
– Localize as “bolinhas” de mercúrio e junte-as com cuidado utilizando um papel cartão ou similar.
– Recolha as gotas de mercúrio com uma seringa sem agulha. As gotas menores podem ser recolhidas com uma fita adesiva.
– Transfira o mercúrio recolhido para o recipiente de plástico duro e resistente, feche hermeticamente e cole um rótulo indicando o que há no recipiente.
– Recipientes que acondicionem mercúrio líquido ou seus resíduos contaminados devem estar armazenados com certa quantidade de água (selo hídrico) que cubra esses resíduos, para minimizar a formação de vapores de mercúrio.
– Identifique o recipiente, escrevendo na parte externa “Resíduos tóxicos contendo mercúrio”.
– Não use aspirador, pois isso vai acelerar a evaporação do mercúrio, assim como contaminar outros resíduos contidos no aspirador.
– Coloque o recipiente em uma sacola fechada.
– Entre em contato com o serviço de limpeza urbana do seu município ou órgão ambiental (Estadual ou Municipal) para saber como proceder a entrega do material recolhido.