segunda-feira, 14 de janeiro de 2019

SAÚDE: CONFIRMADA BACTÉRIA DA PESTE BURBÔNICA NO RJ

De volta para a Idade Média: A peste bubônica ficou conhecida na Idade Média como Peste Negra.


Uma paciente, de 57 anos, internada no Hospital Luiz Palmier, em São Gonçalo, foi diagnosticada com a presença da bactéria Yersinia pestis, causadora da peste bubônica. A mulher está no isolamento para evitar disseminação da doença. Os exames serão reavaliados pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), que pode definir o diagnóstico. O resultado está previsto para sair no próximo fim de semana.
A Prefeitura de São Gonçalo esclarece que não há risco de surto da doença na cidade.
A mulher deu entrada no Pronto Socorro Central no último dia 22 de dezembro, com insuficiência cardíaca e foi encaminhada para internação no hospital, onde foi realizado o procedimento padrão de coleta de amostras oral, nasal, anal e da pele, por ela estar com uma ferida na perna. Também foi coletado sangue. 
A paciente está sendo tratada com antibióticos e é acompanhada em leito de isolamento a fim de evitar a disseminação da doença. Uma equipe do controle de zoonoses da Vigilância Ambiental já foi até a residência da paciente realizar a inspeção de pragas e roedores para evitar o surgimento de animais infectados, mas não encontrou vestígios de roedores na casa.
Dê: DCM