domingo, 17 de março de 2024

CONHEÇA A HISTÓRIA DO CARGUEIRO DA VARIG QUE DESAPARECEU MISTERIOSAMENTE HÁ 45 ANOS E NUNCA FOI ENCONTRADO

Foto: Reprodução/NET/CARGUEIRO 707 DA VARIG

Há 45 anos, um dos maiores mistérios da aviação brasileira teve início com o desaparecimento de um avião cargueiro da Varig. Em 30 de janeiro de 1979, o voo 967 decolou de Tóquio, no Japão, com destino ao Rio de Janeiro, mas nunca chegou ao seu destino.

O avião, um Boeing 707, transportava seis tripulantes e 20 toneladas em carga. Partiu do Aeroporto de Narita por volta das 20h23, com uma escala prevista em Los Angeles, nos Estados Unidos. Cerca de 20 minutos após a decolagem, o piloto fez um último contato com a torre de controle, sem relatar nenhum problema. O desaparecimento aconteceu cerca de 500 km da costa japonesa, no Oceano Pacífico.


Investigadores acreditam que uma despressurização pode ter sido a causa da queda, ocorrida cerca de 45 minutos após a decolagem. Após o acidente, a aeronave teria afundado no oceano, tornando a localização praticamente impossível.

Relatórios da Varig na época não conseguiram encontrar indícios que explicassem o desaparecimento. O Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) afirmou que a aeronave foi oficialmente classificada como desaparecida após o término das buscas, e nenhuma parte dela foi encontrada.

O piloto da aeronave, Gilberto Araújo Silva, era experiente e já havia se envolvido em um acidente em 1973, em Paris. Teorias da conspiração surgiram, incluindo a possibilidade de o avião ter sido abatido por soviéticos ou sequestrado por colecionadores de arte.

Recentemente, uma expedição liderada pela empresa norte-americana Deep Sea Vision encontrou imagens que podem indicar o avião afundado na região central do Oceano Pacífico. Essa descoberta levanta questões sobre outro mistério da aviação: o desaparecimento de Amelia Earhart em 1937. A expectativa é de novas expedições para esclarecer esses enigmas.