13/03/2024
Na quarta-feira (13), a Câmara dos Deputados dos Estados Unidos aprovou um projeto de lei que poderia resultar no banimento do TikTok do país. O projeto foi aprovado com 352 votos a favor e 65 votos contrários. De acordo com o documento, a plataforma de vídeo chinesa teria que mudar de proprietário nos EUA para evitar a proibição.
Atualmente, o TikTok é controlado pela ByteDance, uma empresa sediada na China. O principal argumento por trás da aprovação do projeto é que a rede social está sob o controle de "adversários estrangeiros". Embora o foco da legislação seja o TikTok, outras plataformas também podem ser afetadas.
Tanto democratas quanto republicanos expressaram apoio ao projeto. O presidente Joe Biden afirmou que, se o projeto for aprovado no Senado, ele o sancionará. A ideia para essa nova legislação surgiu durante o governo do ex-presidente Donald Trump. Segundo relatos do portal G1, Trump argumentava que o aplicativo representava um risco para a segurança nacional dos EUA, sugerindo que a China poderia acessar os dados dos usuários por meio dele.
O TikTok negou qualquer intenção de realizar tal prática ou de ter acesso a dados sensíveis dos usuários. A empresa também afirmou à Reuters que espera que os senadores ouçam a opinião dos usuários da plataforma antes de tomarem uma decisão final.
COM: AG BRASIL