sexta-feira, 8 de março de 2024

ENTENDA OS RISCOS DA NOVA ATUALIZAÇÃO DO WHATSAPP

Getty Images
Getty Images

08/03/2024 

O WhatsApp irá mudar radicalmente devido à nova atualização impulsionada pela lei da União Europeia, que exige que as Big Techs, como a Meta, abram seus aplicativos para outras empresas. 

A novidade pode parecer empolgante, prometendo uma experiência completamente inovadora e unificada — mas não é.

A pegadinha é que a atualização é apenas uma oferta para que outras plataformas enviem mensagens por meio do WhatsApp. E, até agora, nenhuma companhia, de qualquer tamanho ou escala, parece querer fazer isso. 

É claro que essa situação pode mudar, porém há pouco incentivo para que a Apple, Google ou Telegram empurrem seus usuários para o WhatsApp.

Entretanto, existe uma questão muito mais séria. Qualquer mudança dessa escala e publicidade atrai golpistas. E, após a atualização, você pode esperar uma enxurrada de mensagens de texto, e-mails e links sugerindo uma maneira de integrar outras plataformas ao WhatsApp. Evite todos eles.

Os criminosos provavelmente se vincularão a sites de notícias legítimos e artigos de atualização do próprio WhatsApp para enganar os usuários.

“Como em qualquer mudança na tecnologia, os golpistas serão rápidos em segmentar alvos. Permitir que os usuários conversem com pessoas no WhatsApp por meio de aplicativos de terceiros, como o iMessage e o Signal, inevitavelmente fará com que algumas pessoas não tenham certeza do que é autêntico ou um golpe”, afirma o embaixador global de cibersegurança da ESET, Jake Moore.

Todos os detalhes sobre o que acontecerá na prática permanecem obscuros. Mesmo que outras plataformas de mensagens decidam participar, haverá meses de negociações, planejamento e implementação. E, se tudo isso acontecer, permanece incerto como as pessoas se encontrarão em diferentes aplicativos.

Por enquanto, ignore a atualização. É improvável que ela faça qualquer diferença em sua vida diária. Você deve continuar a usar seus aplicativos de mensagens exatamente como agora. Se as plataformas decidirem interagir com o WhatsApp, certifique-se de vincular apenas por meio dos aplicativos oficiais.

Aqui estão as regras de ouro que você deve seguir:

  • Não clique em links enviados por e-mails ou números desconhecidos prometendo lidar com a interoperabilidade para você;
  • Não instale extensões, complementos ou interfaces de aplicativos de mensagens;
  • Não instale nenhum suposto aplicativo de interface ou integração de mensagens;
  • Não compartilhe suas informações de login com ninguém, nunca;
  • Não compartilhe códigos de segurança ou de autenticação em duas etapas, nunca.

O próprio diretor de engenharia do WhatsApp, Dick Brouwer, alertou sobre o risco em sua entrevista à Wired: “Um dos requisitos principais aqui, e isso é realmente importante, é para os usuários escolherem se desejam ou não participar de trocas de mensagens com terceiros.”

 Fonte: MSN