quinta-feira, 7 de março de 2024

O TDAH PODE SER CURADO? VEJA O QUE DIZ A CIÊNCIA

Entenda o que é TDAH e as formas de tratamento | Jovem Pan
FOTO: REPRODUÇÃO/NET

07/03/2024 

O diagnóstico para TDAH é clínico, podendo contar com o suporte de escalas e testes específicos. De acordo com o Ministério da Saúde, não existem exames para a identificação de transtornos mentais.

Sintomas de TDAH incluem desatenção, hiperatividade e impulsividade. Terapias comportamentais, como terapia cognitivo-comportamental (TCC) e treinamento em habilidades sociais, podem ajudar as pessoas com TDAH a desenvolver estratégias para lidar com seus sintomas, gerenciar o tempo e as tarefas, melhorar as habilidades de organização e enfrentar desafios emocionais.

Aconselhamento individual ou familiar pode ajudar as pessoas com TDAH a lidar com questões emocionais relacionadas à condição, como baixa autoestima, ansiedade e dificuldades de relacionamento.

Dependendo do caso, os médicos podem prescrever medicamentos estimulantes, como metilfenidato e anfetaminas, para controlar os sintomas de desatenção, hiperatividade e impulsividade em pessoas com TDAH. Esses medicamentos ajudam a aumentar a concentração, reduzir a impulsividade e melhorar o controle dos impulsos.

O sucesso do tratamento é geralmente maior quando todas as pessoas que cuidam da criança oferecem suporte. Técnicas esportivas e de relaxamento também ajudam a maioria dos pacientes a lidar melhor com os sintomas.

As pessoas com TDAH podem levar uma vida normal, especialmente se houver um gerenciamento dos sintomas. Crianças com TDAH podem desenvolver-se normalmente e ter um desempenho adequado na escola.

Agora está claro que o Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) se origina no cérebro. Há um desequilíbrio entre certos neurotransmissores nas pessoas afetadas por razões genéticas. A medicação pode entrar em ação aqui e aliviar os sintomas. No entanto, os medicamentos não podem curar o transtorno.

Para responder à pergunta “o TDAH pode ser curado?”, os cientistas primeiro tiveram que descobrir quais são as causas do transtorno.

COM INFORMAÇÕES DO MS