sexta-feira, 22 de março de 2024

SPC E SERASA: QUAL É O PRAZO PARA QUE UMA DÍVIDA SEJA CONSIDERADA ‘CADUCA’?

foto: Tecban

 
 
 

Os desafios econômicos enfrentados pelo país não se limitam apenas à inflação e ao desemprego. Um levantamento conduzido pelo portal de serviços Foregon revelou dados alarmantes sobre a situação financeira dos brasileiros: 44,3% dos entrevistados estavam com o nome negativado no SPC e Serasa. No entanto, você sabia que as dívidas têm um prazo de validade? Descubra a seguir!

O que significa a “caducidade” de uma dívida?
Quando uma dívida está pendente por um longo período, ela tem o potencial de ser “perdoada” ou “expirar”. Em geral, isso significa que a dívida é removida dos registros dos órgãos de proteção ao crédito, como SPC e Serasa.

Quanto tempo leva para uma dívida caducar?


A responsabilidade, por assim dizer, expira normalmente após cinco anos do vencimento. Em outras palavras, após esse período, o CPF do devedor volta a ficar limpo, sem registros negativos.

Se uma dívida caducou, significa que ela deixou de existir?
Por outro lado, é importante ressaltar que as dívidas vencidas que caducam não desaparecem completamente. Os credores ainda podem procurar os devedores, pois mantêm uma lista própria de registros financeiros fornecidos pelo Banco Central (BC), como o Sistema de Informações de Crédito (SCR). Portanto, o alívio financeiro para o consumidor pode ser considerado apenas “temporário”, pois ele ainda enfrenta dificuldades para obter financiamentos, empréstimos ou cartões de crédito.

com informações Cartão Fácil