quarta-feira, 27 de março de 2024

OPORTUNIDADE: EXÉRCITO LANÇA PROCESSO SELETIVO PARA 1,1 MIL VAGAS DE FORMAÇÃO DE SARGENTOS; VEJA REQUISITOS E EDITAL COM INSCRIÇÃO

As inscrições para o próximo Concurso Público visando à entrada nos Cursos de Formação e Graduação de Sargentos do Exército Brasileiro, através do Departamento de Ensino e Cultura (DECEX), serão iniciadas em 31 de março.

As 1.100 vagas estão distribuídas por área:

  • Geral: 910 (masculino); 105 (feminino).
  • Música: 30 (Ambos os sexos), distribuídas entre os instrumentos: Clarineta em MIB/Clarineta em SIB, Saxhorne Barítono em SIB/Saxhorne Baixo em SIB, Trombone Tenor em SIB (de vara)/Trombone Baixo em SIB (de vara), Trompa em Fá, Trompete em MIB/SIB – Cornetim em SIB/Flueglhorne em SIB, Tuba em MIB/Tuba em SIB.
  • Saúde: 55 (ambos os sexos).

No total de vagas mencionadas anteriormente, incluem-se aquelas reservadas para candidatos (AC, N) que atendam aos critérios especificados no edital de abertura.

Para participar de uma das oportunidades, é necessário ser brasileiro nato, ter entre 17 e 26 anos na data de incorporação, entre outras exigências.

Os cursos serão divididos em dois períodos distintos e consecutivos. O primeiro ano ocorrerá nas Unidades Escolares Tecnológicas do Exército (UETE), enquanto o segundo ano será realizado na Escola de Sargentos de Logística (EsSLog), na ESA, ou no Centro de Instrução de Aviação do Exército (CIAvEx).

Os interessados podem realizar as inscrições de forma online, até o dia 4 de maio de 2024, mediante pagamento de taxa no valor de R$ 95,00.

Os candidatos serão avaliados por meio de um exame intelectual marcado para o dia 8 de outubro de 2024, além de passarem por inspeção de saúde, teste de aptidão física, avaliação psicológica e verificação dos requisitos para todas as funções. Aqueles inscritos na área de Música também serão submetidos a um exame de habilitação musical. Informações adicionais estão disponíveis no edital completo, acessível no link abaixo:

Com informações de PCI Concursos/Jornalista: Júlia Mota