quinta-feira, 14 de março de 2024

QUAIS OS EFEITOS COLATERAIS APÓS INTERRUPÇÃO DO USO DE ANTIDEPRESSIVOS? ENTENDA

Farmácias vendem em média 123 mil caixas de calmantes por dia no Brasil -  Notícias - R7 Saúde
FOTO: ILUSTRAÇÃO/NET
 
14/03/2024 

Quando alguém enfrenta a depressão, o uso de antidepressivos pode trazer melhorias significativas na qualidade de vida. No entanto, chega um momento em que, após sentir-se melhor e com a autorização do médico, considera-se a interrupção do medicamento.

Mas quais são os impactos disso no corpo e na mente?

Apesar de não causarem dependência, algumas pessoas que interrompem o uso de antidepressivos podem experimentar sintomas de abstinência, conhecidos como síndrome de descontinuação de antidepressivos, conforme indicado por uma revisão sistemática de outubro de 2019 publicada no periódico científico Addictive Behaviors.

Os sintomas de abstinência dos antidepressivos podem incluir:

  • Sintomas semelhantes aos da gripe, como letargia, fadiga, dor de cabeça, dores e sudorese.
  • Insônia, muitas vezes com sonhos vívidos ou pesadelos.
  • Náuseas, eventualmente acompanhadas de vômitos, diarreia e perda de apetite.
  • Tonturas, vertigens e desmaios, indicativos de desequilíbrio.
  • Distúrbios sensoriais, como sensações de queimação, formigamento, sensação elétrica ou zumbido nos ouvidos.
  • Hiperexcitação, manifestada por ansiedade, irritabilidade, agitação, inquietação, agressão, mania e espasmos.

Os dois tipos mais comuns de antidepressivos - inibidores seletivos da recaptação de serotonina (ISRS) e inibidores da recaptação de serotonina e noradrenalina (SNRIs) - atuam na regulação dos neurotransmissores responsáveis pela transmissão de sinais pelo corpo.

Após o uso prolongado, o corpo se adapta ao aumento de serotonina proporcionado pelos antidepressivos. No entanto, ao interromper o tratamento, ocorre uma mudança nos níveis de serotonina, desencadeando um desequilíbrio neuroquímico que afeta o funcionamento do corpo e da mente.

É importante ressaltar que nunca se deve interromper o uso de antidepressivos sem acompanhamento médico, pois isso pode aumentar os riscos de sintomas de abstinência ou recorrência da depressão. Muitos médicos optam por reduzir gradualmente a dose do medicamento para minimizar ou prevenir tais sintomas e permitir que o corpo se adapte adequadamente.

FONTE:ABP