quinta-feira, 7 de março de 2024

ENTIDADES MÉDICAS SÃO CONTRA A DESCRIMINALIZAÇÃO DA MACONHA: CFM E ABP EMITIRAM NOTA DE POSICIONAMENTO

 

Manifesto Contra a Legalização das Drogas no Brasil – UNIAD – Unidade de  Pesquisa em Álcool e Drogas
Foto:Reprodução

06/03/2024

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) emitiram notas contra a descriminalização do porte de maconha.

As instituições destacam também que não há experiência histórica ou evidência científica que mostre melhoria com a descriminalização de drogas ilícitas.

Para o CFM e a ABP, a maconha “trata-se de uma droga que causa dependência gravíssima, com danos físicos e mentais importantes, inclusive precipitando quadros psicóticos (alguns irreversíveis) ou agravando sintomas e a evolução de pacientes com comorbidades mentais de qualquer natureza, o que dificultaria o tratamento”.

O Conselho Federal de Medicina (CFM) e a Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) emitiram notas contra a descriminalização do porte de maconha, tema que estará em pauta, nesta quarta-feira (6), no Supremo Tribunal Federal (STF). O documento mostra preocupação com o resultado da decisão do Judiciário, como o aumento do consumo de drogas, o aumento do número de acidentes de trânsito, homicídios e suicídios, e ainda o fortalecimento do narcotráfico.