quarta-feira, 13 de março de 2024

PRINCIPAL CAUSA DE MORTE RELACIONADA AO CONSUMO DE ÁLCOOL AINDA É POUCO CONHECIDA E PODE SER TRATADA SE FOR DESCOBERTA A TEMPO

Perigos do álcool: impactos na saúde e na sociedade

13/03/2024

A enfermidade hepática relacionada ao álcool é a principal causa de morte atribuída ao consumo excessivo de bebidas alcoólicas. Entretanto, é comum que muitas pessoas não percebam que estão sofrendo dessa condição até que seja tarde demais para reverter o quadro.

Dados recentes dos Centros de Controle e Prevenção de Doenças indicam que as mortes anuais decorrentes dessa doença estão em ascensão nos Estados Unidos, tendo aumentado em 39% nos últimos anos. Essas taxas de mortalidade são mais elevadas entre homens e adultos com idades entre 50 e 64 anos, embora estejam aumentando de forma mais rápida entre mulheres e adultos mais jovens.

Jessica Mellinger, professora assistente de gastroenterologia e hepatologia na Escola de Medicina da Universidade de Michigan, afirma que as pessoas estão consumindo álcool de forma mais intensa do que antes, o que, segundo ela, é o principal fator desse aumento. Ela destaca ainda que, pela primeira vez no país, as mulheres estão bebendo tanto quanto os homens.

A doença hepática relacionada ao álcool progride por estágios. O primeiro estágio é a esteatose hepática, em que a gordura começa a se acumular no fígado, órgão responsável por metabolizar o álcool. No segundo estágio, o consumo excessivo de álcool desencadeia a inflamação hepática. Se esse dano persistir, pode ocorrer a formação de tecido cicatricial no fígado, levando ao terceiro estágio, a cirrose. Aproximadamente 20% das pessoas com esteatose hepática relacionada ao álcool podem progredir para cirrose.

Além disso, algumas pessoas desenvolvem hepatite associada ao álcool, uma inflamação grave do fígado que pode ser fatal. O risco de doença hepática relacionada ao álcool aumenta quando as pessoas excedem os limites recomendados de consumo de álcool: sete doses por semana para mulheres e 14 doses para homens.

Nos estágios iniciais da doença, geralmente não há sintomas evidentes, o que torna a identificação desafiadora. Quando diagnosticada precocemente, a doença hepática pode ser reversível se o paciente parar de consumir álcool. No entanto, uma vez que a cirrose se desenvolve, as complicações e o risco de morte aumentam significativamente.

Portanto, se houver preocupações com a saúde do fígado, é fundamental consultar um médico para realizar testes de função hepática o mais rápido possível, a fim de detectar problemas precocemente.

COM: TBN